
Vinagrete
½ pimentão vermelho
½ cebola roxa média
Tomilho fresco a gosto
Cheiro-verde a gosto
100 ml de vinho branco seco
30 ml de vinagre de vinho branco (ou vinagre cereja)
Sal, pimenta e azeite a gosto
1 pitada de açúcar
Corte todos os ingredientes em pedaços bem pequenos. Misture-os junto com os temperos e com o vinho. Cubra e deixe na geladeira de um dia para outro. Quanto mais tempo ficar descansando, mais o sabor será realçado.
Chef Roger Weiss/Cantina do Délio
Para utilizar em qualquer receita, é necessário cozinhá-la, o que requer cuidados especiais. “Antes de colocar na panela, além do talo, deve-se retirar as pétalas externas, que geralmente são mais amargas.” diz o chef Raul Carrasquillo, do Arragui Bistro Bar.
Depois é necessário cortá-la ao meio e ficar apenas com a base. Dentro da flor existe uma espécie de pelo, que deve ser retirado completamente com uma colher.
Na panela, coloque manteiga e deixe derreter, acrescente as alcachofras com o fundo para cima, dessa maneira absorvem mais o tempero e cozinham de maneira homogênea. Segundo o chef Weiss, uma flor não pode ficar uma em cima da outra, pois não cozinhará corretamente.
Adicione então um caldo de legumes artesanal até cobrir completamente, coloque sal e pimenta a gosto e suco de meio limão. “A cocção deve ser feita sempre com a panela tampada e conforme for evaporando o caldo, adicione mais”, ensina o chef.
O tempo de cozimento é, em média, 15 minutos. Depois vire a alcachofra para cozinhar por 5 minutos do outro lado. O ponto certo de cocção é quando as pétalas se soltam ao puxar, sem muita resistência.
Bom Gourmet
Obs:
Substitua a manteiga por creme vegetal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário