Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

COCADA DE FITA (FLORES DE COCO)


Especialidade do Cerrado Brasileiro

1 coco fresco inteiro
150 g de açúcar
Corante rosa ou da cor que preferir

Retire a água do coco e reserve para a cocada. Leve o coco seco para o forno até trincar, deixe esfriar. Com a ponta da faca vá batendo até sair a casca (às vezes ela sai inteirinha). Retire a pele marrom com descascador de legumes. Com uma plaina, retire fitas finas e inteiriças. Cozinhe as fitas na calda de açúcar com água de coco, acrescentando anilina de acordo com o tom que se deseja obter. Espere esfriar e molde as rosas com as mãos.

Chris Isaac, da Dona Doceira, em Goiânia, GO/IG

7 comentários:

  1. Que tipo de plaina é utilizada para retirar as tiras? tentei com o descascador de legumes mas a manobra é difício, não sei se por não ser tão amolada. Agradeço se mandar uma foto da qual vcs utilizam e onde posso encontrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tamém estava doida pra fazer essas rosas e não conseguia com o fatiador de legumes ai falando com um prima de Goias Velho ela me disse que lá as doceiras fatiam com uma plaina, utilizaddas para madeira então corri atráz e encontrei em uma casa especializada em marcenaria , é a mine plaina n/1 da marca Vonder e já experimentei ficou fininha as fitas do coco só ainda não consegui foi fazer as pétalas como a dona doceira faz, fiz enrolando uma nas outras ficou bonito mas nem compara com as da foto. Quem sabe? me ensina por favor.

      Excluir
    2. VC JA SABE COLEGA BASTA AGORA PRATICAR

      Excluir
  2. Gostaria de saber qual tipo mde plaina vcs utilizam e onde posso encontrar.

    ResponderExcluir
  3. Só consegui descobrir o nome da plaina, que é cepilho.
    Em outra receita, diz para cortar com o cortador, o descascador de legumes ou uma faca boa para fatiar.
    Acho que é importante que o instrumento utilizado esteja bem afiado.
    Quando eu era criança, existia tipo uma faquinha parecida com descascador de legumes, que funcionava bem. Nem sei se ainda existe.
    Você pode também perguntar em alguma loja de produtos para culinária.

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, vocês podem usar um mandolin bem simplesinho, tipo que se encontra até em lojas de $1,99 ou mesmo na feira em qualquer lugar. As fatias vão ficar finas e uniformes. Segue link de um mandolin : http://www.gastrobaires.com/uploads/images/52403_mandolin.jpg

    ResponderExcluir
  5. ola sua rosa e linda mas como montar r para ficar com esse efeitoso olhando e imposivel

    ResponderExcluir