Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

CUSCUZ DE COGUMELO E GENGIBRE


8 porções

Cogumelos:
200 g de champignon
200 g de shiitake
2 colheres (sopa) de creme vegetal
4 colheres (sopa) de molho de soja
4 colheres (sopa) de saquê licoroso

Corte o champignon em lâminas. Aqueça uma colher de creme vegetal em uma frigideira, acrescente o champignon laminado e salteie rapidamente. Acrescente duas colheres de molho de soja e duas de saquê e aqueça até que o champignon murche. Repita o procedimento com o shiitake, usando o restante do creme vegetal, do molho de soja e do saquê.

Cuscuz:
200 ml de água
60 ml de azeite
40 ml de molho de soja
5 g de gengibre
30 ml de suco de limão
200 g de cuscuz
Cebolinha picada a gosto

Junte o azeite, o molho de soja, o gengibre picado e o suco de limão. Mexa até obter uma pasta e reserve. Aqueça a água e, quando levantar fervura, desligue o fogo. Acrescente a pasta de azeite e despeje essa água fervente temperada sobre o cuscuz, para hidratá-lo. Reserve por cerca de quinze minutos. Adicione os cogumelos, misture tudo delicadamente e finalize com um pouco de cebolinha picada.

A sugestão da chef é servir a salada com crispy de gengibre: corte um gengibre em juliene bem fininha. Ferva um pouco de água (o suficiente para cobrir as fatias), coloque o gengibre e escorra. Repita esta operação mais duas vezes. Seque bem o gengibre com ajuda de papel toalha. Passe na farinha e peneire para retirar o excesso. Frite no óleo quente.

Chef Adriana Cymes, do Buffet Arroz de Festa, em São Paulo/IG (receita pouco adaptada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário