Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de junho de 2011

GRÃO DE BICO ESPLÊNDIDO


RECEITA TESTADA

2 xícaras de grão de bico
4 tomates picados
1 cebola picada
1/3 xícara de azeitonas picadas
1 cenoura crua ralada grosso
½ xícara de farinha de trigo
Sal a gosto
4 colheres de sopa de azeite
Alho e cheiro verde a gosto

Deixe o grão de bico de molho à noite. No dia seguinte, bata no liquidificador com o mínimo de água. Cuide para que não se torne uma pasta. Misture bem os ingredientes e leve ao forno em forma untada.

Obs:
O grão de bico precisa ficar quebradinho e não uma pasta.

Delícias Vegetarianas – Elisa Biazzi

COMO FIZ:
Deixei se molho uma xícara de grão de bico, por vinte horas. Rendeu pouco mais de duas xícaras depois de hidratado.
Bati metade de cada vez no liquidificador.
Usei, além do grão de bico, uma cenoura média ralada, 5 vagens cruas picadinhas, um tomate picado, uma cebola média picadinha, molho de pimenta, sal, hortelã picada, azeite e duas colheres de sopa de creme de arroz.
Assei num refratário pequeno quadrado.
Não pode deixar os pedaços de grão de bico muito grandes, para que fiquem bem assados, e tem que usar o forno baixo.
Gostei muito, mais uma receita aprovada para variar o cardápio.

3 comentários:

  1. Isis, você tem uma receita de massa de empada com grao de bico , Vi no orkut todo mundo elogiando esta receita, encontrei uma no outro blog que consistia em bater grao de bico com azeite, eu tentei mas esse pure continuou um pure e nao virou massa no forno... Você possue essa receita?

    Obrigado Isis! Seus blogs sao geniais !

    ResponderExcluir
  2. Acho que não tenho, apesar de sua perguntar ter me dado uma vaga lembrança de algum comentário de outra pessoa. Depois procuro.
    No Blog anterior, em receitas salgadas testadas, logo no início, tem a Torta de Palmito e o Bolo de Grão de Bico, que já foram testadas.
    A massa não é pastosa, talvez você tenha feito alguma coisa errada. Normalmente massa e bolinho de grão de bico ficam quebradiços depois de prontos. Tenho minhas dúvidas se vai dar para desenformar a empada.
    Para mim, seria bem interessante se desse certo, porque não gosto de massa de empada.
    Vou tentar testar quando estiver usando grão de bico para outra coisa qualquer.

    ResponderExcluir
  3. Já fiz esta receita, deu muito certo. É preciso deixar o grão de bico de molho de véspera, depois cozinhá-lo na pressão até ficar macio. Retire as cascas e passe os grãos no espremedor de batata. Misture um pouco de azeite, coloque sal, enfim, tempere a gosto. Fica muito bom, com a textura de massa de empada comum. Só que para cobrir a forma, se você for fazer empadão, é preciso abrir a massa aos poucos na mão, não dá para usar rolo. É ótima opção para quem não quer comer a gordura toda que a massa de empada tem. Vou experimentar agora como massa de torta doce.

    ResponderExcluir