Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

CANJIQUINHA COM LEGUMES (QUIRERA)




Mineira

1 xícara de chá de canjiquinha de milho
1 batata picada
1 chuchu picado
1 cenoura picada
1 xícara de chá de repolho picadinho
2 colheres de sopa de óleo vegetal
2 dentes de alho socados
1 colher de chá de colorau
Sal e pimenta a gosto
Cheiro verde a gosto
Azeite a gosto

Cozinhe os legumes al dente, com um pouquinho de sal (ponha o repolho por último). Escorra e reserve.
Lave a canjiquinha, escorra e ponha para cozinhar na pressão por 20 a 25 minutos, com um pouquinho de sal e cerca de 1,5 litro de água. Reserve.
Refogue o alho e a cebola no óleo e, só depois, acrescente o colorau. Frite ligeiramente e coloque a canjiquinha e os legumes já cozidos. Deixe ferver um ouço, coloque água o suficiente para obter um creme consistente, acerte o sal, a pimenta e deixe esquentar bem.
Sirva quente, em pratos ou tigelas individuais e salpique cheiro verde picadinho sobre a canjiquinha, regando com um fio de azeite. Sirva em seguida.
Se não servir imediatamente, será necessário acrescentar mais água e temperos, pois a canjiquinha engrossa bastante quando esfria.
Serve 4 pessoas.

Maria Elisa e Jô
Foto Tomaz G. Vello
Revista dos Vegetarianos

Obs:
Eu refogaria os legumes e cozinharia al dente e depois, sem escorrer, acrescentaria a canjiquinha. No máximo cozinharia no vapor ou aproveitaria a água de cozimento no próprio prato.
Achei muito tempo para cozinhar a canjiquinha na pressão, mas nunca fiz. Já vi indicação em outro prato de deixar de molho antes de cozinhar.

Um comentário: