Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

SALADA DE LENTILHA COM CEBOLA CARAMELIZADA


10 porções

500g de lentilha
3 cebolas médias
2 colheres (sopa) de óleo
1 pitada de sal

Numa panela coloque a lentilha e cubra com três vezes o volume de água. Leve ao fogo médio e, quando começar a ferver, deixe cozinhar por 15 minutos. Descasque e corte as cebolas em metades e fatie fino cada metade. Leve uma frigideira ao fogo médio. Quando esquentar, regue com o óleo e junte as fatias de cebola. Tempere com uma pitada de sal e vá mexendo de vez em quando, até que fiquem bem douradas. Enquanto isso, prepare o molho.

A lentilha precisa estar cozida, mas ainda firme para não desmanchar. Verifique o ponto e escorra bem a água. Transfira para a tigela com o molho e misture bem. Ainda quente, a lentilha pega melhor o tempero. Sirva em temperatura ambiente ou fria. Pode ficar na geladeira por 24 horas. Na hora de servir, junte as ervas e a cebola frita.

MOLHO DE ERVAS:
½ xícara (chá) de óleo de canola
¼ de xícara (chá) de azeite
1/3 de xícara (chá) de vinagre de vinho branco
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (chá) de cominho
2 colheres (chá) de sal
1 punhado de folhas de salsinha fresca
1 punhado de folhas de hortelã fresca

Numa tigela grande, onde a salada será servida, misture todos os ingredientes do molho, salvo as ervas. Lave e seque as folhas de salsinha e de hortelã. Pique grosso para dar à salada um aspecto rústico. Para deixar o sabor bem fresquinho, misture somente na hora de servir.

Dica:
As lentilhas podem ser cozidas e temperadas no dia anterior. Mas deixe para juntar a cebola caramelizada e as ervas frescas somente na hora de servir. Ela tanto pode ir à mesa geladinha, como em temperatura ambiente.

Chef Rita Logo/GNT




2 comentários:

  1. Passei para te retribuir as visitas, o carinho que você me deu o ano inteiro. Que 2013 seja repleto de amor, saúde, compaixão, prosperidade e um milhão de coisas lindas para todos nós.

    ResponderExcluir