Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de maio de 2011

PETISCOS DE VEGETAIS


Ingredientes
Vegetais da estação, que estiverem mais frescos.

Prepare os vegetais da sua escolha conforme as orientações a seguir.
Armazene-os em um recipiente fechado, coberto com toalhas de papel úmidas. Cubra com a tampa e coloque na geladeira. Sirva gelado, com patês.

Aipo
Use apenas os talos internos, mais macios. Os talos externos tendem a ser fibrosos e devem ser descascados. Corte em palitinhos de cerca de 8 cm de comprimento e 0,5 cm de largura.

Cenouras
Evite usar cenouras grandes, já que elas podem ter um miolo duro. As cenouras cultivadas organicamente possuem um sabor mais doce. Corte em palitinhos de cerca de 8 cm de comprimento e 0,5 cm de espessura.

Chicória
Corte a ponta amarga e use apenas as folhas internas menores e mais macias. A chicória também possui variedades vermelhas e brancas.

Mini batatas
Escolha as de formato uniforme, pequenas e novas, com uma textura translúcida e cerosa, e de película fina. Ferva as batatas sem descascá-las em água e sal até que fiquem macias (verifique enfiando a ponta de uma pequena faca afiada). Use batatas de peles com cores diferentes para adicionar um contraste de cor ao prato.

Mini cenouras
Escolha as que estiverem firmes e crocantes, e use-as o mais rápido possível, já que elas estragam mais rápido que as cenouras comuns. Não retire as cascas. Corte a ponta da raiz e deixe um pequeno caule verde para ser usado para segurar a cenoura ao mergulhá-la no patê.

Pepinos
Retire as sementes e descarte-as. Corte em palitinhos de cerca de 8 cm de comprimento e 0,5 cm de espessura. Deixe sem descascar para ter um maior contraste de cor entre o verde escuro da casca e o verde claro da parte interna.

Rabanetes
Corte a raiz e deixe um pequeno talo verde para segurar o rabanete ao mergulhá-lo no patê. As variedades com formato mais alongado, com a parte superior vermelha e a ponta branca, são as melhores para serem servidas com patês.

Tomates Cereja
Tente encontrar tomates vermelhos e amarelos para obter um contraste de cor. As variedades de tomate cereja com formato de pera e ameixa já estão amplamente disponíveis hoje em dia. Seu formato mais alongado facilita o seu uso quando servido com patês.

Dica
Prepare os vegetais no dia anterior.
Uma quantidade generosa de um único tipo ou dois tipos de vegetais produz uma impressão melhor.

Livro: Canapés - Autores: Eric Treuille e Victoria Blashf - Editora: Altabooks/Basilico

Nenhum comentário:

Postar um comentário