Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

ÓLEO DE COCO VIRGEM


Dois cocos maduros (casca marrom) e com muita água
Três xícaras da água dos cocos
Pano (filó ou fralda) para filtrar
Jarra de vidro ou plástico
Vidro de boca larga com tampa
Liquidificador
Garrafa PET limpa (de água mineral)

No liquidificador, junte três xícaras de água do coco e a polpa de dois cocos picados.
Bata por dois ou três minutos no liquidificador, até obter um creme liso. Se ficar muito denso, complete com água filtrada até alcançar uma consistência fina e uniforme.
Use o tecido para espremer o creme, retirando todo o leite do coco. O bagaço pode ser congelado e reservado para compor receitas de bolos e doces. O leite deve ser transferido para uma jarra de vidro ou plástico. Cubra-a e deixe descansar por 48 horas em local escuro.
Após 48 horas, transfira o líquido para uma garrafa PET (de água mineral) e deixe em local sombreado, com temperatura em torno de 25ºC.
Em seis a oito horas, o óleo vai se separar do leite. Ponha a garrafa na geladeira por três horas. O óleo vai se solidificar. Deite a garrafa e corte, o mais rente possível da linha do óleo, facilitando sua retirada.
Coloque o óleo solidificado em um vidro de boca larga, com tampa.
Quando olhado contra a luz, o óleo vai ter uma coloração amarelada, que é o tom natural do óleo virgem de coco. O produto ficará líquido em temperaturas acima de 27ºC. Ele não necessita de refrigeração e tem duração de dois anos.

Nutricionista Adriana Castro/GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário