Pesquisar este blog

domingo, 7 de novembro de 2010

SALSA VERDE – MOLHO DE TOMATE VERDE

6 porções

6 tomates verdes
1 cebola
2 dentes de alho
4 pimentas verdes sem sementes picadas finamente
1/2 maço de coentro picado grosseiramente
2 abacates
1/2 maço de salsa picada grosseiramente
suco de 2 limões
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
sal e pimenta-do-reino moída na hora

Corte os tomates ao meio. Retire as sementes e coloque-as numa peneira, sobre uma vasilha. Corte a polpa em cubinhos e reserve. Corte a cebola ao meio e rale-a em ralador fino. Reserve.
Corte os dentes de alho ao meio e retire os miolinhos. Pique-os finamente. Num pilão, esmague o alho com a pimenta verde e uma pitada de sal até obter uma pasta homogênea. Adicione um pouco de coentro e toda a cebola à pasta. Ainda usando o pilão, continue sovando até obter uma pasta verde granulada.
Com uma colher de madeira, passe as sementes do tomate pela peneira até extrair todo o suco. Descarte as sementes e adicione o suco à pasta já preparada.
Corte os abacates ao meio, tire o caroço e descasque-os. Corte a polpa em cubos de 1 cm. Junte a polpa de abacate e o tomate à pasta. Amasse um pouco, de modo que a mistura fique parte em pedaços, parte triturada. Junte a salsa e o restante do coentro. Mexa. A seguir, adicione o suco de limão e o azeite de oliva e misture. Tempere com sal e pimenta-do-reino e prove. O abacate deixa o molho doce; o tomate e o limão, ácido; e as pimentas dão o toque picante. O molho deve ficar realmente apimentado e azedo. Adapte ao seu paladar a quantidade de pimenta verde.

Este molho vai bem com quase tudo. "No México há dois molhos para acompanhar quase todos os pratos: a salsa roja(vermelha) e a salsa verde. Tanto o molho verde quanto o vermelho são muito saborosos e ficam ótimos em tacos e tortilhas", afirma o chef no livro.

Chef Tom Kime/Livro Comidinhas de Rua/ Folha Online/GPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário