Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

MOQUECA VEGETARIANA

300g de carne de soja desidratada, em tirinhas ou bifes
½ xícara de chá de azeite extra virgem
2 dentes de alho picados
2 xícaras de chá de caldo de legumes bem saboroso e encorpado
2 colheres de sopa de algas marinhas picadas (eu uso um mix delas, que encontro em loja de produtos japoneses, pode ser substituído por alga nori picada aquela que usa para enrolar o sushi)
500ml de leite de coco
2 cebolas roxas fatiadas
1 pimentão verde médio cortado em rodelas finas
3 tomates cortados em rodelas
3 colheres de sopa de azeite de dendê
2 colheres de sopa de coentro picado
2 colheres de sopa de salsinha picada
2 colheres de sopa de cebolinha picada
Sal a gosto
Molhinho de uma boa pimenta a gosto
Pimenta biquinho para decorar

Em uma panela (preferencialmente de ferro, que retém mais a temperatura), comece dourando o alho na metade do azeite de oliva, acrescente a carne de soja e vá mexendo até dourar, tomando muito cuidado para não queimar a carne de soja, pois ela é desidratada e queima com facilidade.
Adicione o caldo de legumes e a alga e deixe ferver. Assim que ferver e a carne der uma hidratada, adicione o leite de coco, o dendê, e vá sobrepondo as rodelas de pimentão sobre a soja, depois as de cebola e por ultimo as de tomate. Baixe o fogo, tampe a panela para preservar os aromas e deixe cozer até que o tomate dê uma murchada. Então, adicione o sal, o molho de pimenta, o restante do azeite, as ervas e sirva imediatamente.

Eu geralmente faço um arroz integral com castanhas do Pará ou castanhas de caju para acompanhar a moqueca, mas, se desejar, pode colocar as castanhas no final do preparo, também na moqueca, agregando mais sabor e crocância ao prato.

Chef André Berti/Basilico



Nenhum comentário:

Postar um comentário