Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

ATAIIF COM RECHEIO DE NOZES


Massa:
250 g de farinha de trigo
500 ml de leite de soja
250 ml de água
1 colher (de sopa) de óleo de milho
1 colher (de sopa) de fermento em pó
1 colher (de sopa) de açúcar
1 pitada de bicarbonato de sódio

Recheio:
3 copos de nozes
1 copo de açúcar
2 a 3 colheres de água de flor de laranjeira (uma espécie de essência típica de países árabes. É encontrada em lojas específicas de ingredientes árabes e no Mercado Municipal)

Calda de água de flor de laranjeira
300 ml de água
500 g de açúcar
2 colheres de sopa de água de flor de laranjeira

Misture todos os ingredientes para a massa e bata na batedeira até uma consistência lisa e mole. Deixe descansar por alguns minutos. Depois, derrame em círculos sobre uma chapa quente. Asse somente de um lado.
Para o recheio, triture as nozes em um processador de alimentos ou pique bem (com a faca). Em seguida, misture com o açúcar e a água de flor de laranjeira. Use a mistura para rechear os pasteizinhos (ataiifes) já frios.
Para fazer a calda, derreta o açúcar na água. Quando levantar fervura, acrescente a água de flor de laranjeira. Cubra os ataiifs com esta a calda.

Chef Jean Abdo, do Restaurante Velho Oriente/Gazeta do Povo (receita adaptada)

Dicas retiradas da reportagem:

Despeja a massa na chapa quente e observa até que esteja no ponto ideal, ou seja, dourada por baixo e branquinha por cima.
A massa lembra a de um crepe francês, com a diferença que a versão árabe não leva ovos nem manteiga. É um pouco mais grossa e aerada, o que faz com que o recheio se mescle a ela de forma suave e deixe o doce macio.
É necessário esperar que a massa esfrie depois de levá-la à chapa, caso contrário o recheio vai derreter.
A dica para quem quiser fazer em casa é usar uma frigideira bem quente e ficar atento à massa. Depois de despejada, ela leva alguns instantes para começar a secar de fora para dentro.
A massa e o recheio dos pasteizinhos não são muito doces, para equilibrar os sabores com a calda.
O recheio é colocado no centro, depois o doce pode ser completamente fechado, exatamente como um pastel tradicional, ou então fechado até a metade e finalizado com pistaches.
É possível trocar a calda tradicional por outras com sabores diferentes, como de frutas vermelhas ou chocolate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário