Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

TOMATES CONFITADOS



Nem toda receita que preparamos é para um fim específico. Às vezes, preparamos umas coisinhas para deixar à mão, simplesmente para salvar naqueles dias que você não tem tempo de preparar algo mais elaborado ou está sem criatividade! Este é o caso desta receita, serve tanto como um aperitivo, como ingrediente para um belo sanduíche ou ainda para uma terrine; enfim é algo bem versátil que dá para usar em diversos pratos.

10 tomates italianos
20 ramos de tomilho fresco
5 dentes de alho roxo
Azeite extra virgem (suficiente para cobrir os tomates)
Flor de Sal (opcional, se não tiver, use o sal que preferir)
Pimenta do Reino branca à gosto

Faça um leve corte em cruz no topo dos tomates e leve-os para água fervente durante 20 segundos; retire os tomates e dê um choque térmico, mergulhando-os em água com gelo. Feito isto, retire a pele dos tomates, corte-os em 4 e retire as sementes.
Disponha as pétalas de tomate numa assadeira. Corte os dentes de alho em lâminas finas e salpique por cima; distribua também o tomilho, a pimenta (de preferência moída na hora) e a flor de sal. Cubra tudo com o azeite.
Leve ao forno pré-aquecido à 80°C; deixe assando durante 2 horas. Caso seu forno não tenha uma temperatura tão baixa assim, deixe a porta do forno semi aberta.
Depois de assados, coloque os tomates em potes esterilizados (importante esterilizar muito bem, pois senão o confit mofará em poucos dias); se precisar complete com mais azeite, para deixá-los todos cobertos. Guarde o confit por pelo menos um dia, para que apure melhor o sabor.
Está pronto para usar como quiser. Outra idéia é fazer esta receita com tomates cereja, para depois utilizá-los em uma quiche ou quem sabe numa salada diferente.

Chef Marcos Lee/Diário de Cozinha


Nenhum comentário:

Postar um comentário