Pesquisar este blog

domingo, 7 de agosto de 2011

BRIGADEIRO NÃO É SÓ DE CHOCOLATE


Apesar de versátil o brigadeiro é sensível. Anote dicas para não errar o ponto:

- Qualquer sabor de brigadeiro deve ser preparado em fogo baixo, para o açúcar não se cristalizar antes de ser incorporado ao leite condensado (formando aquelas bolinhas).

- Ervas, castanhas e bebidas alcoólicas devem ser acrescentadas no fim do preparo, logo antes de a massa do brigadeiro descolar do fundo da panela. Se aquecidas desde o início do preparo, os óleos vegetais ficarão com sabor acentuado e as ervas poderão queimar.

- Para adicionar ervas, como o manjericão, a dica é fazer uma infusão com água e deixar ferver por bastante tempo. Ao reduzir, o sabor do líquido é concentrado. "Dá também para picar as folhinhas e acrescentar à massa. Mas tem que ser quando o brigadeiro estiver quase pronto.

- Algumas especiarias em pó podem entrar direto na massa. Cardamomo, masala e gengibre são alguns exemplos. Este último pode ser ralado também. Para este tipo de preparo, vale a regra de incluir o ingrediente apenas no fim do cozimento.

- Para apimentar os brigadeiros, o leque de opções é maior: vale pimenta em pó, em molho, gotinhas de conservas ou até geleia de pimenta. Pimenta rosa, preta, malagueta, chilli, tabasco e caiena combinam com o chocolate.

- Quer um brigadeiro de canela, fácil de preparar? Adicione um pauzinho da especiaria desde o início do preparo do brigadeiro tradicional, e retire-o quando pronto.

- Receita inusitada: brigadeiro com sal. Isso mesmo. O sal no brigadeiro harmoniza o sabor por contraposição. Para um contraste harmonioso utilize flor de sal, que é mais aromática. O comum é processado em excesso e não funciona tão bem.

IG (Juliana Motter, da Maria Brigadeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário