Receitas Éticas http://receitaseticas.blogspot.com/ Blog anterior, com muitas receitas, sendo apenas possível a procura por grupo de receitas, de acordo com o tipo de prato ou ingrediente. Os blogs são uma coletânea de receitas para ajudar principalmente na parte da pesquisa. Se testar uma receita, ajude também, colocando seus comentários. Seja ético também e ajude outros a encontrar receitas. Se copiar, coloque a fonte.
Pesquisar este blog
domingo, 7 de agosto de 2011
BRIGADEIRO NÃO É SÓ DE CHOCOLATE
Apesar de versátil o brigadeiro é sensível. Anote dicas para não errar o ponto:
- Qualquer sabor de brigadeiro deve ser preparado em fogo baixo, para o açúcar não se cristalizar antes de ser incorporado ao leite condensado (formando aquelas bolinhas).
- Ervas, castanhas e bebidas alcoólicas devem ser acrescentadas no fim do preparo, logo antes de a massa do brigadeiro descolar do fundo da panela. Se aquecidas desde o início do preparo, os óleos vegetais ficarão com sabor acentuado e as ervas poderão queimar.
- Para adicionar ervas, como o manjericão, a dica é fazer uma infusão com água e deixar ferver por bastante tempo. Ao reduzir, o sabor do líquido é concentrado. "Dá também para picar as folhinhas e acrescentar à massa. Mas tem que ser quando o brigadeiro estiver quase pronto.
- Algumas especiarias em pó podem entrar direto na massa. Cardamomo, masala e gengibre são alguns exemplos. Este último pode ser ralado também. Para este tipo de preparo, vale a regra de incluir o ingrediente apenas no fim do cozimento.
- Para apimentar os brigadeiros, o leque de opções é maior: vale pimenta em pó, em molho, gotinhas de conservas ou até geleia de pimenta. Pimenta rosa, preta, malagueta, chilli, tabasco e caiena combinam com o chocolate.
- Quer um brigadeiro de canela, fácil de preparar? Adicione um pauzinho da especiaria desde o início do preparo do brigadeiro tradicional, e retire-o quando pronto.
- Receita inusitada: brigadeiro com sal. Isso mesmo. O sal no brigadeiro harmoniza o sabor por contraposição. Para um contraste harmonioso utilize flor de sal, que é mais aromática. O comum é processado em excesso e não funciona tão bem.
IG (Juliana Motter, da Maria Brigadeiro)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário