Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de junho de 2011

TORTA DE MAÇÃ DA VOVÓ


8 porções

Massa:
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (sopa) de creme vegetal
1 lata de creme de leite de soja
1 pitada de sal

Recheio:
6 maçãs médias descascadas
1 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de creme vegetal
3 colheres (sopa) de conhaque

Em uma tigela misture a farinha, o sal, o açúcar e o fermento. Acrescente o creme vegetal e o creme de leite e misture com a ponta dos dedos, até formar uma massa lisa e homogênea. Deixe descansar por 20 minutos. Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada e forre o fundo e a lateral de uma fôrma de aro removível de 25 cm de diâmetro. Fure a massa com um garfo e asse no forno preaquecido a 200ºC por 20 minutos. Reserve. Abra o restante da massa formando um retângulo, corte em tiras e reserve.

Corte as maçãs ao meio, retire as sementes e corte cada metade em cinco fatias. Em uma frigideira grande coloque o açúcar e leve ao fogo baixo até caramelizar. Junte o creme vegetal, as maçãs e o conhaque. Deixe cozinhar, mexendo sempre, até derreter os torrões de açúcar e engrossar o caramelo. Retire do fogo, espere esfriar e coloque sobre a massa assada. Distribua as tiras de massa reservadas sobre o recheio formando um trançado, apertando as pontas contra a borda da massa. Asse em forno preaquecido a 200°C até que esteja dourada, por cerca de 40 minutos. Deixe amornar, desenforme e sirva a seguir.

Foto Ormuzd Alves
Adaptado de Anamaria/M de Mulher

2 comentários:

  1. Já te falei que adoro este blog?Tudo aqui é de babar o teclado...deixa qualquer com vontade de ir pra cozinha. Obrigada por dividir tudo isto! Beijos!! Acho uma injustiça ter só 68 seguidores.Se depender de mim,a divulgação ta garantida!!

    ResponderExcluir
  2. Poxa,que vergonha! Desculpa...
    Você tão gentil e eu não tinha ainda visto o comentário.
    Também adoro seu blog, acho ele lindo demais. Pena que ainda não tive tempo de olhar tudinho do jeito que quero.
    Apesar de poucos seguidores, muita gente visita o blog todos os dias. O importante para mim é divulgar uma maneira ética de se alimentar, tentar diminuir tanto sofrimento dos animais.
    Beijos!

    ResponderExcluir