Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

CROQUETES DE LENTILHA

4 porções

225g de lentilha vermelha partida
425 ml de água
1 cebola finamente picada
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de suco de limão espremido na hora
Sal e pimenta-do-reino preta moída na hora
Farinha de trigo integral, para cobrir
Azeite de oliva, para fritura rasa

Coloque as lentilhas e a água em uma panela média e cozinhe por 20/30 minutos ou até que as lentilhas estejam mais claras e macias e toda a água tenha sido absorvida. Uma panela antiaderente é o mais indicado para esta tarefa, se possível, para evitar que as lentilhas grudem no fundo.

Refogue a cebola no azeite por cerca de 10 minutos ou até que esteja macia, acrescente as lentilhas e o suco de limão e tempere a gosto. Misture tudo muito bem, forme oito croquetes e passe cada um na farinha de trigo integral.

Aqueça o azeite em uma frigideira e frite os croquetes até que estejam sequinhos. Escorra em papel-toalha e mantenha-os aquecidos.

Outra opção é colocar os croquetes em uma assadeira untada e assá-los por 30-40 minutos em forno a 200ºC, virando-os na metade do tempo para que dourem por igual.

"Pode ser servido com molho de cebolas, purê de batatas e geleia de hortelã", conta no livro. "Hoje, gosto mais de comê-los com molho tártaro e uma salada".
Rose Elliot – A Cozinha Vegetariana para Todos

Obs:
Eu cozinhei já lentilha vermelha e levou apenas alguns minutos.

Um comentário:

  1. Esta receita é muito gostosa! A Autora indica passar os croquetes em uma mistura de maisena com água antes de passa-los na farinha para que fiquem mais crocantes! Vale a pena! :)

    ResponderExcluir