Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

BRIGADEIRO SURPRESA (COM BIOMASSA)


4 porções

1 lata de leite condensado de soja
4 colheres (sopa) de biomassa de banana verde
2 a 3 colheres (sopa) de cacau em pó
100 ml de leite de soja

Para essa quantidade de biomassa, basta uma banana média ou duas bananas pequenas, mas o recomendável é fazer uma quantidade maior. O ingrediente é versátil e pode ser usado em outras receitas

BIOMASSA:
Separe as bananas verdes não aclimatizadas (antes de serem opostas em estufas para acelerar o amadurecimento) do cacho. Mantenha os talos das bananas, para que elas fiquem íntegras e bem fechadinhas, nenhum pedaço da parte branca interna deve aparecer. Lave-as com água e sabão, utilizando uma esponjinha. Depois, enxágue bem e coloque-as para cozinhar em uma panela de pressão, com água fervente até a metade. Tampe a panela e, quando vapor começar a sair pela válvula, abaixe o fogo e deixe por 10 minutos. Em seguida, desligue o fogo e deixe a panela esfriar. Destampe e descasque as bananas com o auxilio de um garfo. Centrifugue ou bata no liquidificador até que se transforme em uma pasta, ainda quente.

BRIGADEIRO:
Bata uma pequena quantidade da pasta de biomassa com o leite e passe a mistura por uma peneira. Em seguida, incorpore o leite condensado, o cacau e leve a mistura ao fogo em uma panela, mexendo, até ela começar a descolar do fundo e chegar ao ponto de brigadeiro de colher. Despeje o conteúdo em pequenas cumbuquinhas de louça branca e decore com uma folha de hortelã. Sirva com geleia de pimenta ou de pequi.

Le Manjue Bistrô – SP/IG (receita adaptada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário