Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de maio de 2011

FALAFEL EM PORÇÃO INDIVIDUAL


1 punhado de grão de bico deixado de molho no dia anterior
1 dente de alho e outros temperos
Azeite
Sal
Molho de pimenta
Pouca água filtrada
Farinha de trigo (mais ou menos 3 colheres de sobremesa)

Escorra e lave os grãos. Bata no mixer com o alho, o sal, a pimenta e um pouco de azeite e água. Acrescente a farinha e misture com uma espátula de silicone.
Com a espátula, coloque numa frigideira quente com um bom fio de óleo e ajeite o formato (com a frigideira só untada o bolinho gruda).
Deixe dourar e vire. Coloque um pouco mais de óleo se for necessário.

O punhado é com os grãos que já ficaram de molho. Essa medida não precisa ser certa. É só colocar uma quantidade pequena.
Deixei os grãos de molho por cerca de 22 horas.
Dá uns 4 ou 5 bolinhos pequenos.

Com o mixer só dá para fazer uma porção pequena. Não vale a pena tentar fazer muito que provavelmente vai estragar o aparelho.
Tenho usado bastante o mixer e acho que vale a pena ter um. É muito mais prático e fácil de limpar que o liquidificador, mas não pode ser usado para quantidades grandes. Atualmente faço a pastinha de grão de bico com ele. Ótimo também para engrossar o caldo de feijão.
Eu tenho um de uma marca pouco conhecida, VEC, que comprei na Casa e Vídeo por 35 reais. Estou adorando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário