Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de setembro de 2010

PÃO SAUDÁVEL


3 xícaras de farinha branca
2 xícaras de farinha integral
1 xícara de farelo de trigo
2 colheres (sopa) açúcar mascavo
1 colher (café) de sal marinho
1 ½ cálice de óleo
1 xícara (café) de sementes de linhaça
2 xícaras (café) de gergelim branco ou preto
3 colheres (café) de fermento biológico em pó
1 ½ xícaras de água mineral
Essência de baunilha
Sementes de girassol

Fazer um pão pode ser divertido e até mesmo mais saudável. Você escolhe os ingredientes que lhe agradam mais e evitam conservantes ou outros produtos químicos. O preparo leva alguns passos básicos que podem receber o seu toque especial.

Primeiro passo: Misture bem todos os ingredientes secos em uma vasilha grande, com exceção o fermento (ele deverá ser adicionado por último). Logo depois, acrescente os ingredientes líquidos (óleo, água e a essência de baunilha). É recomendado colocar as sementes na massa após sua fermentação.

Segundo passo: Amasse bastante. Acrescente farinha integral aos poucos farinha para evitar que a massa grude nas mãos. Depois de bem amassada, adicione o fermento biológico e amasse mais. Descanse a massa em um local limpo, longe do vento e coberta com um pano de prato durante aproximadamente uma hora e meia.

Dica – Retire um pedacinho da massa ainda crua e coloque em um copo d’água. Esta técnica simples ajudará a saber quando a massa do pão está pronta para ser assada. Quando esta bolinha começar boiar na água, a massa está pronta para ser levado ao forno.

Terceiro passo: A massa que será assada pode tanto ir para uma forma que a molde ou ela pode ser moldada manualmente. Você escolhe! Coloque-a em forno pré-aquecido (180ºC) por aproximadamente 40 minutos e retire.

Pão de Açúcar/Vamos Cozinhar

OBs:
Vale a pena ver o vídeo, é uma aula de pão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário